"As unidades escolares fazem parte de um território, material e simbólico, de uma ou várias culturas.Território aqui, não entendido somente como um lugar com uma forma bem definida, mas como um cenário constantemente recriado a partir das relações das culturas e pessoas desse espaço.
Um espaço de educação precisa da escuta das vozes de crianças e adultos que nele convivem, já que como espaço de processos sociais, precisa estabelecer relações com os territórios onde produzem ou inventam modos de viver"
A possibilidade de realizar experiências coletivas e inovadoras é fundamental. Observar uma obra de arte, ampliar conhecimentos num museu, ocupar os territórios do entorno da escola, são direitos que as crianças devem ter.
A EMEI Dr José Augusto César organizou seu currículo com essas oportunidades.
As crianças da turma do Infantil II A, puderam visitar a "Pinacoteca" como processo de experiência de ampliação para o projeto "Esculturas".Algumas mães com disponibilidade de horário, puderam nos acompanhar.
As crianças da unidade foram ao teatro!
Com a parceria de uma escola da rede privada do entorno, as crianças foram assistir uma peça de teatro dos estudantes de arte cênica da escola. Para algumas crianças essa foi uma oportunidade única de estar num anfiteatro e terem um estreito contato com os personagens.
Toda escola pode ampliar seus conhecimentos indo ao museu "Catavento", espaço que abre suas portas, oportunizando experiências para a construção do conhecimento.
O passeio ao supermercado próximo a unidade, foi realizado com um planejamento feito pela turma:combinaram de fazer uma salada de frutas,dividiram-se em grupos para a divisão de tarefas, quem levaria o dinheiro, quem pesaria as frutas, quem levaria a sacola retornável e executaram o proposto trazendo um troco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário