Canos de PVC e criatividade

Brincadeira no tanque de areia com material não estruturado. 





Sugestão de leitura

Cronograma de estudo coletivo do corpo docente
 PEA-segundo semestre de 2017

25/072017-Análise coletiva da bibliografia para o segundo semestre.
26/07/2017- Filme: “Caramba, Carambola: O brincar tá na escola.”.
·         Debate sobre a importância do brincar no espaço escolar.
01/08/2017-Texto: A Percepção da brincadeira de faz-de-conta por crianças de uma instituição da Educação Infantil, Iara Feldman e Mariane Lima de Souza- Univ. Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil, 2011.
·         O que foi observado pelas professoras, sobre o faz-de-conta e o brincar livre?
·         Como são observadas as questões de gênero nas brincadeiras?
·         Como são realizados os registros sobre essas observações? E as reflexões do olhar das professoras diante das brincadeiras infantis?
02/08/2017- Continuação do texto e contextualização a prática docente.
08/08/2017-Texto: A criança e o Lúdico: A importância do “Brincar”, Sandra F. Kruger Fusso e Maria Antonia Schuartz, PUC- PR.
·         Analise sobre o grupo que a escola atende?
·         Onde e quando as crianças brincam?
·         Como o brincar e o lúdico podem estar presentes em diversos momentos e atividade pedagógicos?
09/08/2017- Continuação do texto e contextualização a prática docente.
15/08/2017-Texto: A proposta pedagógica de Loris Malaguzzi: Registros no cotidiano da educação infantil, Clarina Alves do Prado e Miguel Marelenquelem, XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE-2013.
·         Como realizar uma documentação em prol de registro que beneficie os espaços e o protagonismo das crianças?

16/08/2017- Continuação do texto e contextualização a prática docente.

22/08/2017-A construção social do conceito de infância: Algumas interlocuções históricas e sociológicas, Cláudia Nascimento, Vantoir Brancher e Valeska Oliveira, UFSM.
·         O que as crianças expressam no espaço escolar? Quais suas opiniões, falas, escolhas e preferencias?
23/08/2017-Continuação da leitura do texto e a problematização do conceito de infância atual. Debate aberto para partilha de experiências e reflexão.
29/08/2017-Texto: Autonomia, José Pacheco-2015
·         Dando continuidade ao debate sobre protagonismo da criança no espaço escolar. O texto vem de encontro com um novo olhar sobre a autonomia na infância e a problemática é como inserir um espaço propicio para essa autonomia?
30/08/2017- Documentário: A invenção da Infância. Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min 
·         Reflexão no conceito de infância atual e o processo histórico que caminhamos?
·         Qual as propostas de autonomia e protagonismo que existem hoje e quais idealizamos?
05/09/2017-As “trocinhas” do bom retiro- Florestan Fernandes.
06/09/2017-Continuidade do texto e análise crítica do papel da escola na promoção de espaços livres para a construção das relações entre os pares.
12/09/2017-Texto: Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca.
·         Analise da reprodução sexista e segregação de papeis que as crianças apresentam nas brincadeiras.
13/092017- Continuação do debate nas questões sobre currículo oculto e a reprodução das práticas pelas crianças.

19/09/2017- Texto: Imaginação: Arte e Ciência na infância, Gilka Girardello, UFSC, 2011.
20/09/2017- Continuação do texto e debate sobre a sensibilidade do olhar. Quais as formas de percepção das crianças, observadas pelas professoras?
26/09/2017-Filme : Vermelho como o céu (Rosso come el Cielo, Bortone, C e Mazzocca, D., 2004.(1H20m)
27/09/2017-Debate sobre o filme.
03/10/2017- Texto: O brincar e a educação integral- Algumas reflexões, Maria Lúcia Medeiros.
·         Seleção de brincadeiras tradicionais, espaços lúdicos e materiais para a semana da criança.
04/10/2017-Texto: Menos brinquedos, mais brincadeiras e liberdade no Dia das crianças, CEERT, 2015.
·         Debate sobre a programação da semana da criança e a valorização do brincar.
·         Seleção de brincadeiras tradicionais e como inserir a família nessas atividades.
10/10/2017-Espaços educativos na perspectiva da educação integral, Iolene Lobato, Mercês Mendonça, Carlla Morais, CEPAE-UFG, 2014.
·         Avaliação do processo da semana da criança.
11/10/2017- Continuação do texto e debate.
17/10/2017- Reflexões sobre a Educação no pensamento de Hannah Arendt, Ronaldo Callegaro,2009.
18/10/2017-Continuação do texto e debate sobre os caminhos da formação escolar e as possibilidades de mudança.
24/10/2017-Texto: Emergência de uma sociologia da infância: Evolução do objeto e do olhar, Régine Sirota, Univ. René Descartes, Paris, 2001.
25/10/2017-Continuação da leitura do texto e debate.
31/10/2017-Continuação da leitura do texto e debate.
01/11/2017-Debate sobre os eixos de análise e exposições diante da leitura nos três dias anteriores.
·         Qual escola queremos?
07/11/2017- Filme: Sementes do meu quintal
08/11/2017-Continuação do filme e debate.
·         Problematizar os modelos de escola tradicionais e a inércia das transformações desses modelos ao longo da história.
·         Apontar a diversidade de pontos de vista sobre os modelos educacionais.
·         Quais caminhos a escola pode encontrar para um norte pedagógico unificado?
14/11/2017-Análise coletiva da bibliografia estudada e conclusões a serem encaminhadas para proposta de estudo do PEA 2018.
·         Bibliografia, parcerias, ações e passeios.
21/11/2017- Avaliação coletiva dos projetos pedagógicos.
·         Quais os possíveis projetos unificados para 2018?
22/11/2017-Partilha sobre os relatórios das crianças, ATA de reuniões dos responsáveis e familiares e produção de vídeo promovendo a exposição de trabalhos via audiovisual.
Michelle Mariano Mendonça
Coordenadora Pedagógica


Filme: A Invenção da infância

https://www.youtube.com/watch?v=c0L82N1C7AQ

O filme “A invenção da infância”, um curta-metragem dirigido por Liliana Sulzback, também responsável pelo roteiro e, ao lado de Mônica Schmiedt, pela produção executiva, recebeu 15 prêmios no Brasil e exterior. Seguindo um estilo de documentário, o filme contempla diversos depoimentos com o intuito de retratar um desequilíbrio existente e que abala o conceito de infância em diferentes âmbitos, em um mesmo país.(...)
O filme encerra com a frase “Ser criança não significa ter infância”. Ela remetenos a pensar que aquela época ideal, feliz, isenta de obrigações é cada vez mais utópica e que este tempo diferenciado está sendo invadido por valores pertencentes a um tempo que, se essa diferenciação persistisse, seria posterior.
Evelise J. Vincensi Juliana C. Cerutti*

http://www.unijui.edu.br/arquivos/clinicapsicologia/informativos/falandonisso6/resenha

Parque Sonoro






Futebol de tecido

Atividade lúdica e motora para interação com as turmas.










Pintura e poesia

A partir da poesia as crianças expressaram suas interpretações através da pintura. 

A flor amarela
Olha
a janela
da bela
Arabela.

Que flor
é aquela
que Arabela
molha?

É uma flor amarela.

 (Cecília Meireles)








Adicionar legenda














Desenho dos espaços da escola


Observação pelo olhar da criança, dos espaços da unidade educacional.



Palestra: Abelhas sem Ferrão e hortas urbanas






Horta Coletiva


Continuidade do plantio, expansão da horta e trabalho de cultivo e preservação do meio ambiente. 




Parque Sonoro

Novas instalações para o parque sonoro.