Cronograma de estudo coletivo do corpo docente –
PEA-segundo semestre de 2017
PEA-segundo semestre de 2017
25/072017-Análise
coletiva da bibliografia para o segundo semestre.
26/07/2017-
Filme: “Caramba, Carambola: O brincar tá na escola.”.
·
Debate sobre a importância do brincar no
espaço escolar.
01/08/2017-Texto:
A Percepção da brincadeira de faz-de-conta por crianças de uma instituição da
Educação Infantil, Iara Feldman e Mariane Lima de Souza- Univ. Federal do
Espírito Santo, Vitória, Brasil, 2011.
·
O que foi observado pelas professoras, sobre
o faz-de-conta e o brincar livre?
·
Como são observadas as questões de gênero nas
brincadeiras?
·
Como são realizados os registros sobre essas
observações? E as reflexões do olhar das professoras diante das brincadeiras
infantis?
02/08/2017- Continuação
do texto e contextualização a prática docente.
08/08/2017-Texto:
A criança e o Lúdico: A importância do “Brincar”, Sandra F. Kruger Fusso e
Maria Antonia Schuartz, PUC- PR.
·
Analise sobre o grupo que a escola atende?
·
Onde e quando as crianças brincam?
·
Como o brincar e o lúdico podem estar presentes
em diversos momentos e atividade pedagógicos?
09/08/2017- Continuação
do texto e contextualização a prática docente.
15/08/2017-Texto:
A proposta pedagógica de Loris Malaguzzi: Registros no cotidiano da educação
infantil, Clarina Alves do Prado e Miguel Marelenquelem, XI Congresso Nacional
de Educação EDUCERE-2013.
·
Como realizar uma documentação em prol de
registro que beneficie os espaços e o protagonismo das crianças?
16/08/2017- Continuação
do texto e contextualização a prática docente.
22/08/2017-A
construção social do conceito de infância: Algumas interlocuções históricas e
sociológicas, Cláudia Nascimento, Vantoir Brancher e Valeska Oliveira, UFSM.
·
O que as crianças expressam no espaço
escolar? Quais suas opiniões, falas, escolhas e preferencias?
23/08/2017-Continuação
da leitura do texto e a problematização do conceito de infância atual. Debate
aberto para partilha de experiências e reflexão.
29/08/2017-Texto:
Autonomia, José Pacheco-2015
·
Dando continuidade ao debate sobre
protagonismo da criança no espaço escolar. O texto vem de encontro com um novo
olhar sobre a autonomia na infância e a problemática é como inserir um espaço
propicio para essa autonomia?
30/08/2017-
Documentário: A invenção da Infância. Documentário | De Liliana Sulzbach | 2000 | 26 min
·
Reflexão no conceito de infância atual e o
processo histórico que caminhamos?
·
Qual as propostas de autonomia e protagonismo
que existem hoje e quais idealizamos?
05/09/2017-As
“trocinhas” do bom retiro- Florestan Fernandes.
06/09/2017-Continuidade
do texto e análise crítica do papel da escola na promoção de espaços livres
para a construção das relações entre os pares.
12/09/2017-Texto:
Brinquedo, gênero e educação na brinquedoteca.
·
Analise da reprodução sexista e segregação de
papeis que as crianças apresentam nas brincadeiras.
13/092017- Continuação do debate nas
questões sobre currículo oculto e a reprodução das práticas
pelas crianças.
19/09/2017- Texto:
Imaginação: Arte e Ciência na infância, Gilka Girardello, UFSC, 2011.
20/09/2017-
Continuação do texto e debate sobre a sensibilidade do olhar. Quais as formas
de percepção das crianças, observadas pelas professoras?
26/09/2017-Filme
: Vermelho como o céu (Rosso come el Cielo, Bortone, C e Mazzocca, D., 2004.(1H20m)
27/09/2017-Debate
sobre o filme.
03/10/2017-
Texto: O brincar e a educação integral- Algumas reflexões, Maria Lúcia
Medeiros.
·
Seleção de brincadeiras tradicionais, espaços
lúdicos e materiais para a semana da criança.
04/10/2017-Texto:
Menos brinquedos, mais brincadeiras e liberdade no Dia das crianças, CEERT,
2015.
·
Debate sobre a programação da semana da
criança e a valorização do brincar.
·
Seleção de brincadeiras tradicionais e como
inserir a família nessas atividades.
10/10/2017-Espaços
educativos na perspectiva da educação integral, Iolene Lobato, Mercês Mendonça,
Carlla Morais, CEPAE-UFG, 2014.
·
Avaliação do processo da semana da criança.
11/10/2017- Continuação
do texto e debate.
17/10/2017- Reflexões
sobre a Educação no pensamento de Hannah Arendt, Ronaldo Callegaro,2009.
18/10/2017-Continuação
do texto e debate sobre os caminhos da formação escolar e as possibilidades de
mudança.
24/10/2017-Texto:
Emergência de uma sociologia da infância: Evolução do objeto e do olhar, Régine
Sirota, Univ. René Descartes, Paris, 2001.
25/10/2017-Continuação
da leitura do texto e debate.
31/10/2017-Continuação
da leitura do texto e debate.
01/11/2017-Debate
sobre os eixos de análise e exposições diante da leitura nos três dias
anteriores.
·
Qual escola queremos?
07/11/2017-
Filme: Sementes do meu quintal
08/11/2017-Continuação
do filme e debate.
·
Problematizar os modelos de escola
tradicionais e a inércia das transformações desses modelos ao longo da
história.
·
Apontar a diversidade de pontos de vista
sobre os modelos educacionais.
·
Quais caminhos a escola pode encontrar para
um norte pedagógico unificado?
14/11/2017-Análise
coletiva da bibliografia estudada e conclusões a serem encaminhadas para
proposta de estudo do PEA 2018.
·
Bibliografia, parcerias, ações e passeios.
21/11/2017-
Avaliação coletiva dos projetos pedagógicos.
·
Quais os possíveis projetos unificados para
2018?
22/11/2017-Partilha
sobre os relatórios das crianças, ATA de reuniões dos responsáveis e familiares
e produção de vídeo promovendo a exposição de trabalhos via audiovisual.
Michelle Mariano Mendonça
Coordenadora Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário