Projeto: Internet e Redes Sociais - Promoção da Saúde



Projeto: Internet e Redes Sociais  
Promoção da Saúde com ênfase na Agenda 2030, Objetivos do 
Desenvolvimento Sustentável (ODMs) e Parcerias 

  • Qualidade de Vida e Saúde 
  • Educação Digital 
  • Educação Ambiental

        “Os princípios básicos para o Profissional da Educação Infantil estabelece que o profissional da educação infantil educa e cuida à medida que promove a educação pela paz, pela liberdade, pelo respeito à vida, pela formação de vínculos entre as pessoas e entre elas e os outros seres vivos.” (Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2007, Pág. 19)


Justificativa:


     Diante do caos e adoecimento que enfrentamos neste século, observo a extrema necessidade do resgate do “Ser Humano”, aquele indivíduo que respeitava a natureza, tinha valores que pautavam a sua ação e convívio salutar com o seu próximo.

     Penso que a falta de educação de qualidade provocou um grande problema de saúde pública. A escola deve produzir novos conhecimentos e ações para dar conta dessa demanda, considerando a globalização e o trabalho com as parcerias, visando a melhoria da qualidade de vida.


Objetivos Gerais:


  • Integrar parcerias para a escola, visando a construção da rede de proteção social 
  • Fortalecer o vínculo escola e comunidade pelo uso das redes sociais.


Metas Gerais:


  • Acompanhar e integrar parcerias que fortaleçam a integralidade do aprendizado além dos muros da escola, em consonância com o Plano de Metas 2017, o qual prevê a construção de currículo que reconheça as desigualdades, valorize a diversidade e as diferenças.


Problemas e Ações:


1) Educação digital / TICs - Falta de informática para as crianças


2) A nossa escola tem uma grave questão de segurança, devido ao sentido da circulação (mão/direção) da rua. Pois, o transporte escolar não encontra outra opção, que não seja realizar o embarque e desembarque, no sentido contrário ao da calçada. Ou seja, as crianças trafegam do transporte escolar para a escola e vice versa, competindo espaço com os automóveis que realizam o mesmo percurso. Além da insegurança na travessia, o embarque e desembarque, de fato, gera risco para as crianças, para os condutores do transporte escolar e funcionários da Unidade., sendo alvo de total urgência para a resolução deste problema. A unidade localiza-se em uma praça, circulada por 03 (três) vias públicas, de  tráfego moderado, com pouca visibilidade e tempo de reação para o pedestre, as três vias começam ou terminam em curvas, sujeitando o pedestre a risco de atropelamento. 


 Educar para a sustentabilidade e cidadania: 


1. Parceria: ONG Criança Segura – Safe Kids Brasil
  •  Dia 03/08/2017 - Solicitação de material educativo: 150 (cento e cinquenta) Gibis Pequenos Pedestres Grandes Cidadãos, da ONG Criança Segura – Safe Kids Brasil http://criancasegura.org.br/ , para mobilização sobre prevenção de atropelamentos. 

  •  Dias 18, 19 e 20/09/2017 -  Ação mobilizadora Trânsito / Dicas de Prevenção de Atropelamentos. 

  • Dia 11/11/2017 – Mostra Cultural 2017 – Exposição de fotos dos trabalhos realizados, publicados nas redes sociais.


2. Parceria: SABESP Santana – Eliana Guarda 

  • Dia 11/11/2017 – Palestra e oficinas ambientais sobre uso racional da água para a comunidade escolar.


     Seguindo os princípios básicos para o Profissional de Educação Infantil, sugiro palestra e sensibilização sobre as abelhas sem ferrão, por Rogério Magrão, do Grupo Facebook Abelhas sem Ferrão e Hortas Urbanas, visando a participação de todos que desejarem a melhoria da qualidade de vida e cuidado com o seu entorno, tendo como diretriz “o pensar global e o agir local”.


     Diante do interesse das crianças pelos bichos do jardim, o assunto é pertinente para a educação infantil, mostrando a diversidade que existe entre os insetos encontrados nas áreas verdes da escola.


3. Parceria: Grupo Facebook Abelhas sem Ferrão e Hortas Urbanas - Rogério Magrão

Campanha Abelhas em Extinção

Abelhas sem Ferrão 

  • Dia 21/09/2017 - Palestra e apresentação de caixa didática com abelha mandaçaia e própolis. 

  • Dia 11/11/2017 - à confirmar presença.

4. Parceria: SUVIS Santana - Bióloga Tatiane e Equipe
  • Dia 11/11/2017 - Participação na mostra cultural, bancada com: 
    1. Kit de animais sinantrópicos
    2. Kit de roedores
    3. Médica Veterinária: posse responsável de cães e gatos

5. Parceria: Turmas: Infantil II A - Profª Sandra Farina, Infantil I A - Profª Ieda e Infantil I C - Profªs Ieda e Lizandra.
  • Dia 11/11/2017 - Exposição - Mostra Cultural 2017


Sugestões de Leitura: 
  • Plataforma Agenda 2030 http://www.agenda2030.com.br/aagenda2030.php 

  • LIVRO: A ECO-92 e a necessidade de um novo projeto – Mauricio Waldman – Ebook – Ed. KOTEV, 2016

  • Estudo Científico: Abelhas contra a poluição - Universidade Federal de Ouro Preto - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/abelhas-contra-a-poluicao/   

 
Metodologia:

Pesquisas e publicações na internet

Troca de informações em redes sociais: UOL Mais, YouTube e Facebook

Ação Prática


Avaliação:

Contínua por meio de registros fotográficos e vídeos


Duração:

De fevereiro à novembro de 2.017



Carga Horária de cada Projeto e Total:


  • O trabalho é realizado fora da escola, via redes sociais e mídias.
 
VI – Cronograma das turmas:
  

  • Não é realizado com turma, mas sim com enriquecimento às propostas pedagógicas.


VII – Recursos materiais e humanos:



  • Internet, computador e professora idealizadora do projeto.


Apoio:

  • A Ray Of Hope UNESCO
Youth Ambassador for the Culture of Peace
Reino Unido – UK



Publicações:
  • Página de Projetos no Facebook: Turma do Boni - Projetos e Parcerias - https://www.facebook.com/turmadoboni/ 

  • Grupo Facebook Olympic Truce: https://www.facebook.com/groups/olympictruce/


Profª Vera Brasileiro

   
















Projeto: Internet e Redes Sociais - Promoção da Saúde

Pesquisa: 1º Semestre de 2.017

- Demanda atendida - 2.017

- Raça/Cor
- Pais ou alunos estrangeiros








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