Projeto: Internet e Redes Sociais
Promoção da Saúde com ênfase na Agenda 2030,
Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável (ODMs) e
Parcerias
- Qualidade de Vida e Saúde
- Educação Digital
- Educação Ambiental
“Os princípios básicos para o Profissional da Educação Infantil estabelece que o profissional da educação infantil educa e cuida à medida que promove a educação pela paz, pela liberdade, pelo respeito à vida, pela formação de vínculos entre as pessoas e entre elas e os outros seres vivos.” (Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/DOT, 2007, Pág. 19)
Justificativa:
Diante do caos e adoecimento que enfrentamos neste século, observo a extrema necessidade do resgate do “Ser Humano”, aquele indivíduo que respeitava a natureza, tinha valores que pautavam a sua ação e convívio salutar com o seu próximo.
Penso que a falta de educação de qualidade provocou um grande problema de saúde pública. A escola deve produzir novos conhecimentos e ações para dar conta dessa demanda, considerando a globalização e o trabalho com as parcerias, visando a melhoria da qualidade de vida.
Objetivos
Gerais:
- Integrar parcerias para a escola, visando a construção da rede de proteção social
- Fortalecer o vínculo escola e comunidade pelo uso das redes sociais.
Metas
Gerais:
- Acompanhar e integrar parcerias que fortaleçam a integralidade do aprendizado além dos muros da escola, em consonância com o Plano de Metas 2017, o qual prevê a construção de currículo que reconheça as desigualdades, valorize a diversidade e as diferenças.
Problemas e Ações:
1) Educação digital / TICs - Falta de informática para as crianças
2) A nossa escola tem uma grave questão de segurança, devido ao sentido da circulação (mão/direção) da rua. Pois, o transporte escolar não encontra outra opção, que não seja realizar o embarque e desembarque, no sentido contrário ao da calçada. Ou seja, as crianças trafegam do transporte escolar para a escola e vice versa, competindo espaço com os automóveis que realizam o mesmo percurso. Além da insegurança na travessia, o embarque e desembarque, de fato, gera risco para as crianças, para os condutores do transporte escolar e funcionários da Unidade., sendo alvo de total urgência para a resolução deste problema. A unidade localiza-se em uma praça, circulada por 03 (três) vias públicas, de tráfego moderado, com pouca visibilidade e tempo de reação para o pedestre, as três vias começam ou terminam em curvas, sujeitando o pedestre a risco de atropelamento.
Educar para a sustentabilidade e cidadania:
1. Parceria: ONG Criança Segura – Safe Kids Brasil
- Dia 03/08/2017 - Solicitação de material educativo: 150 (cento e cinquenta) Gibis Pequenos Pedestres Grandes Cidadãos, da ONG Criança Segura – Safe Kids Brasil http://criancasegura.org.br/ , para mobilização sobre prevenção de atropelamentos.
- Dias 18, 19 e 20/09/2017 - Ação mobilizadora Trânsito / Dicas de Prevenção de Atropelamentos.
- Dia 11/11/2017 – Mostra Cultural 2017 – Exposição de fotos dos trabalhos realizados, publicados nas redes sociais.
2. Parceria: SABESP Santana – Eliana Guarda
- Dia 11/11/2017 – Palestra e oficinas ambientais sobre uso racional da água para a comunidade escolar.
Seguindo os princípios básicos para o Profissional de Educação Infantil, sugiro palestra e sensibilização sobre as abelhas sem ferrão, por Rogério Magrão, do Grupo Facebook Abelhas sem Ferrão e Hortas Urbanas, visando a participação de todos que desejarem a melhoria da qualidade de vida e cuidado com o seu entorno, tendo como diretriz “o pensar global e o agir local”.
Diante do interesse das crianças pelos bichos do jardim, o assunto é pertinente para a educação infantil, mostrando a diversidade que existe entre os insetos encontrados nas áreas verdes da escola.
3. Parceria: Grupo Facebook Abelhas sem Ferrão e Hortas Urbanas - Rogério Magrão
Campanha
Abelhas em Extinção
Abelhas
sem Ferrão
- Dia 21/09/2017 - Palestra e apresentação de caixa didática com abelha mandaçaia e própolis.
- Dia 11/11/2017 - à confirmar presença.
4. Parceria: SUVIS Santana - Bióloga Tatiane e Equipe
- Dia 11/11/2017 - Participação na mostra cultural, bancada com:
- Kit de animais sinantrópicos
- Kit de roedores
- Médica Veterinária: posse responsável de cães e gatos
5. Parceria: Turmas: Infantil II A - Profª Sandra Farina, Infantil I A - Profª Ieda e Infantil I C - Profªs Ieda e Lizandra.
- Dia 11/11/2017 - Exposição - Mostra Cultural 2017
Sugestões de Leitura:
- Plataforma Agenda 2030 http://www.agenda2030.com.br/aagenda2030.php
- LIVRO: A ECO-92 e a necessidade de um novo projeto – Mauricio Waldman – Ebook – Ed. KOTEV, 2016
- Estudo Científico: Abelhas contra a poluição - Universidade Federal de Ouro Preto - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/abelhas-contra-a-poluicao/
Metodologia:
Pesquisas e publicações na internet
Troca de informações em redes sociais: UOL Mais, YouTube e Facebook
Ação Prática
Avaliação:
Contínua por meio de registros fotográficos e vídeos
Duração:
De fevereiro à novembro de 2.017
Carga
Horária de cada Projeto e Total:
- O trabalho é realizado fora da escola, via redes sociais e mídias.
VI –
Cronograma das turmas:
- Não é realizado com turma, mas sim com enriquecimento às propostas pedagógicas.
VII –
Recursos materiais e humanos:
- Internet, computador e professora idealizadora do projeto.
Apoio:
- A Ray Of Hope UNESCO
Youth Ambassador for the
Culture of Peace
Reino
Unido – UK
Publicações:
- Página de Projetos no Facebook: Turma do Boni - Projetos e Parcerias - https://www.facebook.com/turmadoboni/
- Grupo Facebook Olympic Truce: https://www.facebook.com/groups/olympictruce/
Profª Vera Brasileiro
Projeto: Internet e Redes Sociais - Promoção da Saúde
Pesquisa: 1º Semestre de 2.017
- Demanda atendida - 2.017
Pesquisa: 1º Semestre de 2.017
- Demanda atendida - 2.017
- Raça/Cor
- Pais ou alunos estrangeiros
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